NOTÍCIAS

Saiba porque tocar um instrumento é bom para a mente e o corpo!

10/04/2018

Reduzir o estresse é apenas um dos benefícios de se tocar um instrumento, há muito mais a considerar. No gráfico abaixo relacionamos mais motivos que nos faz acreditar que a hora de começar sua jornada com um instrumento musical é agora, e para quem já toca, não parar.


Situações de estresse ocorrem diariamente e ao longo do tempo ele vai se acumulando podendo afetar negativamente vários aspectos das nossas vidas.

Há muitas maneiras pelas quais as pessoas lidam com o estresse. Conversar com amigos, trabalhar e meditar são apenas alguns remédios. Mas você sabia que ouvir música e tocar um instrumento também são soluções eficazes para amenizar os sentimentos que nos afligem?

Você não precisa necessariamente participar de um estudo acadêmico formal ou fazer terapia musical para minimizar o estresse através da audição ou prática musical.

Tenha em mãos algo para fazer música - um instrumento ou player - e colha tudo de positivo que eles podem oferecer para o seu bem-estar geral.

Com isso em mente, aqui estão cinco sugestões sobre como incorporar mais música em sua vida:

1. Atenção plena
Ao tocar um instrumento é preciso concentração e atenção. Isto te ajuda a bloquear a energia negativa externa, que vem de experiências passadas ou preocupações com o futuro. A ligação entre você e seu instrumento é importante, seja ao pegar uma guitarra para aprender acordes básicos ou aquela música que você ama.

2. Benefícios físicos
Ao ouvir música, escolha algo calmo com um ritmo mais lento e inspire e expire junto com ele. Se você está tocando música, concentre-se nas notas e divirta-se. Não se disperse com o ambiente ao redor. Isso te ajudará a desbloquear novos espaços criativos no cérebro, o que sempre é excitante.

3. Realização
Aprender uma nova habilidade, como tocar um instrumento, dá uma sensação de realização. Um acorde complicado ou aquele riff insuperável? Basta aprendê-los um passo de cada vez e você acabará por destrinchar o código, o que, por sua vez, irá impulsionar sua autoestima e provocar vibrações positivas.

4. Estimulação
É realmente fácil ficar por horas assistindo televisão, principalmente nos dias em que você se sente estressado e precisa esvaziar a cabeça. Mas será que você realmente está conseguindo um resultado positivo? Talvez relaxar com um violão em suas mãos ou ouvindo um disco seja uma ideia melhor, fazendo algo que realmente estimule seu cérebro para algo mais relaxante.

5. Socialização
Fazer música também pode ser um estímulo à socialização. Tocar com outras pessoas te ajuda a se conectar com pessoas com os mesmos interesses. Você pode se divertir muito e sempre aprender algo novo, independentemente do nível de habilidade destas pessoas, podendo ser mais ou menos avançado do que o seu. Estes benefícios também aparecem em vários estudos clínicos recentes.

Veja que em poucos minutos de estudo ou substituindo algumas atividades diárias é possível aprender música.


A Música e a Ciência
Por séculos as pessoas usam a música como uma forma de externar suas emoções - os altos e baixos e tudo no meio e a há anos a ciência estuda e comprova estes benefícios, como destacamos a seguir.

Em seu estudo de 2013, Trends in Cognitive Sciences, o psicólogo e PhD Daniel J. Levitin, que estuda a neurociência da música na Universidade McGill em Montreal, observou que ouvir música relaxante mostrou reduzir o estresse e a ansiedade em pacientes submetidos a procedimentos médicos invasivos e também naqueles que se recuperam desses procedimentos.

O estudo também descobriu que nas tarefas diárias, a música pode prevenir o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial relacionada ao estresse - por sua vez, diminuindo o hormônio do estresse (cortisol) ? isso em comparação a atividade feita sem música.

Outro estudo recente da Universidade de Alberta enfocou o vínculo entre música e estresse e como isso afeta pacientes pediátricos em salas de emergência.

Estudos em um grupo de 42 crianças entre 3 e 11 anos, demonstraram que aquelas que ouviram música enquanto recebiam medicação intravenosa relataram significativamente menos dor e sofrimento.

"Nós encontramos uma diferença na dor relatada pelas crianças - as crianças do grupo de música tiveram menos dor imediatamente após o procedimento", disse Lisa Hartling, professora e PhD em pediatria de Alberta. "O achado é clinicamente importante e é uma intervenção simples que pode fazer uma grande diferença. Tocar música para crianças durante procedimentos médicos dolorosos seria uma intervenção barata e fácil de usar em ambientes clínicos".

O estresse pode atacar a qualquer momento, seja pela ansiedade quanto a um procedimento médico ou para assuntos relacionados ao trabalho ou vida familiar. E é claro que a música pode oferecer um lugar seguro e acolhedor quando você sente o peso do estresse nas costas.

Fender Play
A Fender acredita no poder da música e de como ela pode transformar positivamente as nossas, com isto em mente criou o Fender Play. O Fender Play é uma ferramenta online para aprendizado de violão e guitarra e está disponível para Android e iOS. São milhares de vídeos sobre técnica e música, dos mais básicos até níveis mais avançados. Se você quer começar a tocar, o Fender Play é o lugar. Imagina que legal aprender o riff de Satisfaction do Rolling Stones já na primeira aula!


O Fender® Play está disponível por um período de testes de 30 dias, visite o site e saiba mais!

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.


Curta & Compartilhe nas redes sociais:
Imprimir o artigo Enviar por e-mail
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.
Últimas Notícias
• 29/06/2018 KROSS2 - A Evolução
• 27/06/2018 KORG D1 - DIGITAL PIANO CONCERT SERIES
• 23/06/2018 15 guitarristas que fizeram e ainda fazem história com a Stratocaster!
• 18/06/2018 A história da Jimi Hendrix Monterey Stratocaster
• 16/06/2018 Conheça as logomarcas Fender 'Spaghetti' e 'Transition'.
• 08/06/2018 Ash x Alder: Qual a diferença?
• 16/05/2018 A GUITARRA TEM FUTURO?
• 04/05/2018 M1 Day - Celebrando os 30 Anos da Criação do KORG M1.

+ notícias

Últimas do Twitter

PRIDE TV

Últimos vídeos enviados ao canal Fender® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal KORG® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Zildjian® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal VOX® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Gretsch® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Jackson® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal EVH® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Neutrik® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Audio-Technica®

SIGA NOSSAS MARCAS