NOTÍCIAS

Saiba como foi a primeira edição do Zildjian® CAMP Brasil!

23/10/2015

Conforme noticiamos aqui na publicação anterior, no último sábado dia 17, foi realizada em São Paulo, a primeira edição brasileira do Zildjian® CAMP. E foi através de aproximadamente 7 horas de evento, que o Zildjian® CAMP cumpriu com êxito o seu propósito de proporcionar um encontro entre bateristas e entusiastas do universo dos tambores e da secular e mais amada marca de pratos de todos os tempos, a Zildjian®.

Com todos os lugares do auditório da EM&T completamente tomado por bateristas, músicos ou simplesmente entusiastas e apaixonados ansiosos pelo que ali estava por vir, desde os wokshows de alguns dos artistas do time de endorsers nacionais da Zildjian®, mas especialmente pela principal proposta na idealização e que se tornou o grande diferencial do Zildjian® CAMP: a possibilidade de interagir durante no evento, proporcionando ao ambiente uma atmosfera amigável como nunca antes havia sido sentida em um evento desse porte e que aliás, conforme comentavam os presentes: músicos, público, produção, e etc. O clima era tão confortável, que poderia ser comparado a reunião familiar ou uma convenção de um clube de amigos... Pois o diálogo, as risadas entre brincadeiras e comentários bem pontuados, eram abundantemente nítidos entre as séries de atividades realizadas durante o evento.

As 11h:10m, o endorser Zildjian® Giba Favery, aclamado como um dos mais conceituados educadores, além de seu consagrado trabalho como baterista, fez ressoar o imenso gôngo da Zildjian®, e cumprindo sua já tradicional atribuição de mestre de cerimônias, saudou a todos dando boas vindas e anunciando a abertura do evento. Então, o endorser Zildjian® Junior Vargas, iniciou contando sua trajetória como músico, desde suas primeiras investidas na carreira de baterista quando ainda era garoto, narrando toda a sua trajetória até finalmente - sem conseguir conter sua emoção - entrar para a família Zildjian® e se consagrar como um dos nomes mais conhecidos do cenário musical atual. Aplaudido pela platéia, ele seguiu dando uma amostra do seu conhecimento contando a história da marca desde sua fundação em 1623 até os dias atuais, discorreu linha-a-linha por toda a família de pratos da Zildjian® e ilustrou-as através de demonstrações nos próprios pratos, proporcionando assim uma vasta riqueza de detalhes enquanto as informações eram passadas. Desde as características que compõem e diferem os produtos entre si: liga, composição, acabamento, peso, dimensão, proposta, aplicação, e principalmente a sonoridade. E enquanto falava e tintilava nos pratos, o público teve a oportunidade de interagir esclarecendo suas dúvidas e realizando perguntas, proporcionando assim aos presentes a rara oportunidade de obter informações essenciais de como escolher corretamente os seus pratos. Após isso, Junior Varga deu dicas de cuidados para com o equipamento e anunciou a entrada do primeiro work-show da noite.

E foi a vez do endorser Igor Willcox tomar o palco com seu trio formado por ele, Rubem Farias no contrabaixo, Michel Leme na guitarra - logo depois dando lugar para entrada e participação do convidado e tecladista Gabriel Gaiardo... E o que se viu a seguir foi uma aula de quebradeiras entre melodias e passagens improvisadas, que transitavam entre o Fusion e o Jazz, tudo genialmente pontuado pelas intervenções de sintetizadores e módulos de música eletrônica que Igor costuma aplicar com muito bom gosto em suas performances (Nota.: Igor Willcox também é endorser e especialista de produtos KORG®).

Giba Favery retornou logo após a apresentação e realizou um breve número em seu drum-kit, arrancando logo de cara os aplausos entusiasmados dos presentes, porém ao microfone ele falou que a principal missão de ele estar ali naquela tarde não era tocar, e sim contatar que o esforço em ter tentado ajudar a trazer a idéia do Zildjian® CAMP para o Brasil tinha se tornado realidade. Favery discorreu alguns assuntos e pontos importantes dando dicas e direcionamento da profissão, abriu espaço para a galera abordar suas dúvidas, e logo após um bate-papo apresentou o seu aluno Raone Corrêa como um talento promissor a ser revelado, e o convidou a executar uma performance em sua bateria. Raone não decepcionou o seu mestre e após dois números executados com extrema competência e feeling, ele retribuiu a oportunidade com palavras muito bem colocadas ao microfone, e num gesto de muita gratidão devolveu a homenagem ao seu professor concluindo em um forte e sincero abraço, arrancando lágrimas de Giba e proporcionando mais um grande momento de emoção ao evento.

Em seguida, foi a vez de Junior Vargas retornar ao palco com seu trio formado por Chico Willcox e Gabriel Gaiardo executarem uma exuberante performance. E entre mais uma saraivada de notas bem distribuídas entre riffs de Jazz, Fusion e pontuada por influências do Gospel, eles levaram todos ao delírio dando um show de técnica, porém sem abrir mão do groove e da pressão que o poder sonoro pode exercer nas melodias independente do estilo ou vertente que você esteja tocando. Trabalho concluído, Vargas agradece a todos mais uma vez e abre espaço para um grande momento do evento que ainda estava por vir...

A "Mesa Redonda" de bateras: 8 cadeiras foram colocadas na frente do palco com o kit de bateria mantido montado ao fundo, e Giba explicou o que ia acontecer... Como uma espécie de "se vira nos 30" um-a-um, ele começaria a convidar alguns nomes da bateria e endorsers do time de artistas da Zildjian® ao palco. E entre as atrações anunciadas e não anunciadas - ele iria revelar outras gratas supresas presentes, mas algumas ainda "ocultas" no backstage do evento - os nomes foram sendo chamados sucessivamente, convidados a realizarem breves perormances na batera na seguinte ordem: Jorge Gomes, Jean Dolabella, Cláudio Infante, Igor Willcox, Marco da Costa, Junior Vargas, Cristiano Galvão e por fim, o próprio Giba Favery. E o que se sucedeu a seguir foi um agradável bate-papo entre eles falando de suas experiências, histórias e influências, entre outras coisas... Ou seja, podemos resumir aqui que esse momento foi unanimente considerado pelos presentes como um dos, se não "O" ponto alto do evento!

E como todo espetáculo que se preze tem que ter um "gran finale", para encerrar o evento nada mais adequado do que um Workshow de, nada mais e nada menos que Cláudio Infante! E assim, os presentes testemunharam uma sessão de notas aplicadas com mestria, através de um poder de precisão massivo com muito groove e swingue, aliado a uma pegada impressionantemente monstruosa. A bagagem de Infante já diz muito e por si só, mas é muito satisfatório para nós poder trabalhar e ao mesmo tempo presenciar ali e ao vivo, a proeza e a arte do que músicos como ele é capaz! Só vendo e vivendo mesmo para entender exatamente do que estamos falando... Ah, e o melhor: ele é Brazuca, gente da gente! Ou seja, não é preciso apenas ficar importando ou pegando carona nas referências dos trabalhos de artistas internacionais. Não desmerecendo-os, longe disso... é claro! Mas eis a prova de que todos nós somos capaz: aqui está Cláudio Infante, assim como Igor Willcox, Giba Favery, Junior Vargas e todos os demais endorsers do nossos time de artistas nacionais da Zildjian® transformando o que a batalha, estudo, persistência, superação e principalmente talento, em resultados e realidade!

Vale lembrar que sorteios foram realizados durante todo o evento, contemplando o público com diversos pratos, camisetas, bonés, baquetas, jaquetas e demais acessórios Zildjian®, além de descontos para novas matrículas na EM&T. Além disso, os presentes foram premiados com uma camiseta exclusiva do evento e um certificado de participação assinados pela Zildjian® e pelo endorser Zildjian® e professor e coordenador do IP&T (Instituto de Percussão & Tecnologia), Giba Favery.

Lembramos que a realização do Zildjian® CAMP só foi possível graças a colaboração da EM&T (Escola de Música & Tecnologia), nos proporcionando mais uma grande parceira nesses muitos anos de atividades conjuntas, em tantos outros eventos bem sucedidos. Gostaríamos de deixar registrado o nosso mais absoluto e sincero agradecimento: a EM&T, a todo o estafe que trabalhou em conjunto na produção para a realização de mais esse inesquecível evento, os músicos, artistas, roadies, ao público presente... enfim, a absolutamente todos! E que a idéia por traz desse projeto tão sonhado, só se tornou realidade graças a participação de cada um e quem viu, viu: o Zildjian® CAMP 2015 aconteceu, com a mais absoluta certeza de que ficou na memória de maneira positiva, e que quem esteve lá não esquecerá... Tanto que já confirmamos aqui: Vem aí o Zildjian® CAMP 2016, e em breve anunciaremos mais detalhes!

Confira abaixo, um breve vídeo resumindo em algumas cenas do que rolou no Zildjian® CAMP 2015:

E adiantamos que semana que vem tem muito mais, com mais detalhes e informações sobre as atrações que participaram desse fantástico evento da Zildjian® Brasil.

Para mais informações sobre toda a linha de pratos e acessórios Zildjian® disponível ao nosso mercado, acesse o site oficial da Zildjian® no Brasil exclusivo em português.


Curta & Compartilhe nas redes sociais:
Imprimir o artigo Enviar por e-mail
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.
Últimas Notícias
• 29/06/2018 KROSS2 - A Evolução
• 27/06/2018 KORG D1 - DIGITAL PIANO CONCERT SERIES
• 23/06/2018 15 guitarristas que fizeram e ainda fazem história com a Stratocaster!
• 18/06/2018 A história da Jimi Hendrix Monterey Stratocaster
• 16/06/2018 Conheça as logomarcas Fender 'Spaghetti' e 'Transition'.
• 08/06/2018 Ash x Alder: Qual a diferença?
• 16/05/2018 A GUITARRA TEM FUTURO?
• 04/05/2018 M1 Day - Celebrando os 30 Anos da Criação do KORG M1.

+ notícias

Últimas do Twitter

PRIDE TV

Últimos vídeos enviados ao canal Fender® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal KORG® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Zildjian® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal VOX® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Gretsch® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Jackson® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal EVH® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Neutrik® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Audio-Technica®

SIGA NOSSAS MARCAS